É proibido chutar no Enem


O Ministério da Educação adverte: não adianta chutar no Enem. Será possível identificar, com base no padrão das respostas de cada candidato, quem acertou aleatoriamente uma determinada questão.

Mais: no cálculo da nota, o peso atribuído ao acerto do "chutador" será inferior ao dos que responderam de modo correto por dominar o tema.

O sistema antichute é uma das características da TRI (Teoria de Resposta ao Item), adotada no novo Enem. Criado para substituir o vestibular nas universidades federais, o exame ocorre em 3 e 4 de outubro.

Com a TRI, as perguntas são "inteligentes" --sabe-se o perfil de quem acerta com maior probabilidade as mais fáceis, as intermediárias e as difíceis.

Isso ocorre graças a um banco com milhares de respostas de alunos que atualmente testam as questões do Enem. Além de estabelecer padrões de resposta, o teste também seleciona quais serão as 180 questões que comporão o Enem. Dessas, provavelmente serão 25% fáceis, 50% intermediárias e 25% difíceis.

Participam dessa etapa estudantes do segundo ano do ensino médio e universitários primeiranistas. Os alunos do terceiro ano do ensino médio, público-alvo do Enem, ficaram de fora - para não terem acesso a uma pergunta que possam encontrar no exame.

É o padrão das milhares de respostas que revela o chute. Estatisticamente, quem erra questões mais fáceis não acerta as difíceis. Do mesmo modo, os que acertam as mais complexas não erram nas simples.

"É assim que a TRI permite identificar prováveis chutes na hora de calcular a nota do estudante", diz Heliton Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem).

Vi na Folha

Aí eu te pergunto...
E se a pessoa que sabe erra algumas questões fáceis por desatenção ou nervosismo?
E se a pessoa simplesmente sabe a "difícil" e não sabe a "fácil"?
Será que alguém é tão cagão de chutar e acertar 45 das 180 questões já que
25% da prova é considerado difícil? (isso sem contar as 90 intermediárias)
Se querem fazer algo a prova de chutes, por que não fazem provas abertas?


Educação no Brasil é assim. Quanto tentam melhorar, pioram.
Estão aí a escola plural e o baixo salário dos professores que não me deixam mentir.

Vamos ver o que será deste que está sendo chamado de Novo Vestibular...

Comente o que você achou disso...

inscreva-se no Enem clicando aqui

Update: Prazo de inscrição prorrogada para domingo 19/07

Nenhum comentário:

 
Th-Th-Th-Th-Th-That's all folks! Abre Uma Latinha (θ) abreumalatinha(a)gmail.com | by Alexandґe. J.o.a.n.e.s. 2009 - 2012 © Todas as besteiras reservadas.
Theme: TNB e AUL
Google Analytics Alternative